Como é estudar fora?

Parabéns! Você foi aprovado! Agora começa uma nova fase na sua vida - não importa a sua idade, estudar no exterior é uma experiência que vai mudar a sua vida de muitas formas, e uma decisão inteligente é entender ou pelo menos saber, antes de chegar lá, que é a mentalidade e a cultura do país para onde você vai.

   O primeiro choque é, sem nenhuma dúvida, a diferença cultural. O Brasil é um país com uma cultura riquíssima, mas muito única - ou seja, você vai estranhar estar em outro país assim como outras pessoas vão estranhar seus hábitos e costumes (da sua pontualidade até cumprimentar outras pessoas com um beijo na bochecha até seus amigos não conseguirem pronunciar seu nome corretamente). Tudo isso pode ser difícil em um primeiro instante, mas o que importa é ter consciência de que você está no país deles, e não o contrário. É válido esperar de seus amigos que eles

consigam dizer seu nome, mas esperar que outras pessoas fiquem confortáveis com o “jeitinho brasileiro” pode te trazer muitos problemas.

   Seja pontual e respeitoso com seus professores. Saiba que um professor é, como você, um artista - a diferença é que a experiência dele como músico merece respeito, independentemente de quão direto ou até mesmo rude ele

seja.

   Faça o seu melhor sempre, e aprenda com os acertos e os erros das pessoas em sua volta. Faça amizades e seja social, viver no exterior sem amigos é bem deprimente e pode atrapalhar seus estudos. E por fim, se divirta! Estudar fora é um sonho e quando ele se realiza, você deve tirar todo proveito possível dessa experiência!

© 2019 Ilumina Music

All rights reserved