© 2019 Ilumina Music

All rights reserved

Carta Aberta ao Estudante de 

​Música

Queridos músicos,

 

Queria escrever para todos vocês que estudam fora agora ou querem estudar no futuro. 

 

Pay it forward - passe o favor adiante. Isso não significa que algum dia vocês vão precisar ajudar alguém: não, significa que vocês trabalharão com integridade, que a forma como vocês se representam criará ou destruirá oportunidades para próximas pessoas. Um professor que se sente desrespeitado não quer ajudar numa próxima vez.
 

 

1. Seu professor principal é o relacionamento musical mais importante que você terá. Este é um contrato de confiança, um sistema existente desde Bach e Mozart. Eles são responsáveis pelo seu desenvolvimento musical e têm muito mais experiência e conhecimento, e uma visão de seu futuro musical muito maior do que você mesmo neste momento.

2. Seu professor não é seu amigo. Em todos os momentos, essa pessoa merece seu respeito. Se você acha que isso não é possível, você deve deixar a classe dele, dizendo com antecedência sua decisão e com respeito total. Seus sentimentos e opiniões pessoais não vêm antes do conselho de seu professor. Este é o contrato de confiança.

 

3. O conselho musical do seu professor vem antes de todos os outros conselhos musicais - seus amigos, outros professores, seus pais. Se você sente que não pode confiar em seus conselhos, você deve deixar sua classe. Este é o contrato de confiança.

 

4. Você deve falar com seu professor com respeito. Você não deve falar com essa pessoa como fala com seus amigos. Seja por e-mail, WhatsApp ou Messenger, você deve escrever frases completas, com respeito, e responda imediatamente quando possível. Não reclame. Não diga que não pode chegar a uma aula por causa de um cachê. Suas aulas e performances devem estar em primeiro lugar.

 

5. “Desculpa a demora” não existe. Você deve chegar na hora em todas as aulas, preparado. Siga o exemplo dos alunos mais velhos que são mais bem-sucedidos. Se você não está preparado, você deve pedir desculpas por este desrespeito de imediato.

6. Não dê desculpas, nunca. No palco, ninguém se importa com suas desculpas. Seu professor entende isso e está tentando treiná-lo para o sucesso. A música é justa. Você pode chegar a qualquer lugar se trabalhar para isso.

 

7. Não há "jeitinho brasileiro" na música clássica. Isso pode ser uma mudança cultural difícil. Ou você faz o trabalho necessário para melhorar ou não. Toca com boa afinação ou não. Todos os músicos de sucesso fazem isso. Se você ainda não sabe como trabalhar nesse nível, seu professor está lá para ajudar. Se você acha que isso é muito cruel, talvez a música profissional pode não ser a coisa certa para você.

 

A integridade e a ética que vocês escolhem para viver determinarão a qualidade do seu futuro e o das próximas gerações. Espero que reflitam muito sobre essas coisas, e

que todos vocês alcancem seus sonhos.